Associação Paulista de Conservadores Restauradores de Bens Culturais

Homenagens

Domingo Tellechea - Escultor Argentino

Domingo Tellechea é escultor, restaurador de obras de arte e bens culturais estrangeiros argentinos, ceroplastista e taxidermista.

Ele nasceu na província de Mendoza . Reconhecido internacionalmente por suas restaurações, Tellechea é um pesquisador e experimentador cuja ampla atividade no ensino prático lhe permite projetar restaurações ao mais alto nível, e suas publicações aparecem em bibliografias de livros e universidades de vários países.

Na juventude participou com o pai e o irmão mais velho (Manuel Tellechea) em projetos de mineração . Como professor , foi professor de Desenho, Pintura e Escultura na Escola de Belas Artes da Universidade Nacional de Cuyo ; de Conservação e Restauração do Instituto Juan Buschiazo – pós-graduação pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Buenos Aires -; e Restauro no Instituto Argentino de Museologia. Ele também ofereceu conferências em vários países da América e da Europa .

Foi fundador e presidente honorário do Centro Argentino de Restauradores – o primeiro da América do Sul ( 1974 ) -, fundador do Instituto Técnico de Restauração (Buenos Aires), fundador do Museu Histórico de Cera do bairro La Boca (Buenos Aires) , fundador do Instituto Paulista de Restauro (Brasil), do Instituto de Pesquisas Técnicas Restaurativas que leva seu nome (Brasil), fundador do Instituto Argentino de Museologia, co-fundador do Museu Manuel Tellechea de Mineralogia e Geologia em Mendoza.

Trabalhou como chefe do laboratório de restauro do Museu da Polícia Federal Argentina, foi diretor do Museu da Casa de Governo (Argentina), diretor organizador da Escola de Restauradores, dependente do Departamento de Conservação do Município de Buenos Aires , diretor do Museu Argentino de Ceroplásticos de Buenos Aires.

Participou como membro fundador da Associação para a Defesa e Promoção da Arte Pública, junto com os professores mexicanos Ariosto Otero e Guillermina Guadarrama Peña, a professora e muralista argentina Cristina Terzaghi e outras personalidades.

Associações

  • Membro do Colégio de Museólogos da Argentina.
  • 1980-1984: Membro da Comissão Internacional de Conservação (ICOM. Conselho Internacional de Museus).
  • Membro da comissão de restauro do Theatro Municipal de Niterói, Rio de Janeiro , Brasil .
  • Membro do IIC (Instituto Internacional para Conservação de Obras Históricas e Artísticas).

Restaurações

Suas restaurações incluem Retrato de Theo, de Vincent van Gogh , de propriedade de Enrico Monti, e A notável pescadora, de David Alfaro Siqueiros , de propriedade do Dr. Cesar Chamà. Ele também restaurou os cinco tetos maruflados do pintor espanhol Sert i Badia no Palácio Pereda , sede da Embaixada do Brasil na Argentina, um deles reconstituído a partir de sua destruição em consequência do atentado à embaixada de Israel na Argentina em 1993 . Em 1974 restaurou o corpo de Eva Perón , quando era chefe do laboratório de restauração do Museu da Polícia Federal Argentina.

No período de 1974 a 1976 foi diretor do museu da casa do governo onde realizou trabalhos de restauração, o grupo de esculturas de mármore dos presidentes argentinos, ocasião em que também realizou a primeira limpeza do busto da liberdade que preside o nobre salão da Casa do Governo.

Naquela época ele mesmo inaugurou o sistema de visitas guiadas com orientação especializada, monitoradas por profissionais especializados.

Desde 1976 vive no Brasil, onde restaurou as obras dos palácios presidenciais do Planalto e da Alvorada em Brasília ; no Rio de Janeiro restaurou dois afrescos monumentais no auditório do Palácio Capanema , então sede do Ministério da Educação e Cultura do Brasil; Em Niterói , restaurou o Altar Mor de la Igreja de São Lourenço dos Índios , considerado um dos retábulos mais antigos do Brasil, restaurou também o foyer do teatro municipal de São Paulo (Brasil) com pinturas de Enrique e Rodolpho Bernardelli, realizado a restauração do patrimônio artístico e arquitetônico dos recintos renascentistas doSanta Casa da Misericórdia em Salvador da Bahia .

Investigação dos restos mortais de um dos primeiros hospitais da América do Sul, restauração no Museu Nacional de Armas (a couraça de malha de aço do Segundo Imperador Comneno, na qual também trabalhou Silvio Goren, vice-presidente do centro).

Trabalhos e tópicos publicados

Entre essas obras estão:

  • “Enciclopédia de Conservação e Restauração” ps. 555 mais Apêndice e Índice ED. Technotransfer SRL @ 1981
  • Relatório sobre a conservação e restauração do cadáver mumificado da senhora Eva Perón – Imprensa Estatal, 1975 .
  • O paradoxo do oxigênio – trabalho publicado pelo Seminário Regional de Museologia para o Cone Sul, Unesco – Mendoza, Argentina, em dezembro de 1976.
  • Problemas de umidade em salas de exposição de museus – Revista de la Facultad de Museología – Argentina, 1976.
  • Limpeza de metais – Diario del Centro Argentino de Restauradores, Ano I, Nº 1, 1976.
  • Lanolina na conservação de materiais proteicos – Diario del Centro Argentino de Restauradores, Ano II, No. 3, 1977 .
  • O tratamento da pele – Revista do Centro Argentino de Restauradores, Ano II, nº 3, 1977.
  • Decomposição de materiais, descoloração da matéria, corrosão de metais – Diario del Centro Argentino de Restauradores, ano III, nº 4 em 1978 .
  • As descobertas arqueológicas, o antigo Forte de Buenos Aires e os problemas da situação do monumento Colombo localizado em terreno pantanoso ganho do rio onde existe um túnel ferroviário que funciona próximo ao monumento (obra solicitada pelo ministro, secretário de cultura da a nação prof. Félix Coluccio) – Jornal do Centro Argentino de Restauradores, Ano III, No. 4, 1978.
  • A conservação do papel – Revista do Centro Argentino de Restauradores, ano III, nº 5, 1978.
  • Enciclopédia de Conservação e Restauração – Volume de 700 páginas dedicado à educação básica para a conservação e restauração de diferentes tipos de materiais. Autor de Tecnotransfer – julho de 1981 .
  • Preservação e restauração de armas – Revista do Centro Argentino de Museus – RAAM nº 1 – abril de 1981.
  • Os restos mortais da Missão de San José em Misiones – Diario del Centro Argentino de Restauradores, ano VI.
  • Restauração de personal training em escolas da América Latina – trabalho solicitado pelo ICOM Conservation (International Council of Museums).
  • Os Problemas do Museu Fechado – Publicação ICOM Nouvelles, 1983.
  • Tratamento rasgado e com pedras no alto sul dos Andes – ICOM – Comitê de Conservação, Copenhague – Dinamarca , em setembro de 1984 com a presença da rainha (também publicado no Japão ).
  • Restauro das pinturas de Sert – volume de 230 páginas, destacando os critérios, técnicas e materiais utilizados em todas as obras de Sert i Badia. Edição do autor, 1990 .
  • Sociedade e Restauração – Revista da Biblioteca Mário de Andrade – Imagens Literárias de São Paulo e Conservação do Patrimônio Cultural – 52, 1994 .
  • Restauro de pinturas – obra em três volumes com um total de 2698 páginas, inclui um CD-ROM , 1999 .
  • Diretrizes para a conservação do acervo histórico e artístico da Santa Casa de Misericórdia – Salvador – BA, 2005.

Prêmios e reconhecimentos

  • Recebeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul , a mais alta distinção concedida pelo governo brasileiro a personalidades estrangeiras.
  • Em fevereiro de 2001, foi homenageado com o prêmio concedido pelo CICP ( Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio ) por sua carreira profissional (na maçã das luzes, concedido por seu diretor que foi contratado nas instalações pelo Presidente Peròn ao paralisar o deslizamentos de terra iniciados).
  • Em outubro de 2012, foi declarado “Personalidade Destacada da Cultura da Cidade de Buenos Aires” com a promulgação da Lei nº 4.277, e recebeu o diploma que credencia a distinção em cerimônia realizada no Poder Legislativo da cidade.
  • Em agosto de 2013 foi declarado cidadão ilustre de La Boca, fazendo parte do núcleo de personalidades.

Para conhecer mais, conheça a página de Domingo Tellechea na Wikipedia (em espanhol).

Depoimentos de Alunos